Novidades

CONTINUE SUBINDO

Dizem que no meio do caminho para os Alpes Suíços há um abrigo bastante conhecido. Ele fica a um dia de distância da base, mas em geral pode-se chegar a ele por volta da hora do almoço. E é nesse lugar que podemos observar a diferença que existe entre aqueles que são homens de verdade […]

Blog - Continue Subindo

Dizem que no meio do caminho para os Alpes Suíços há um abrigo bastante conhecido. Ele fica a um dia de distância da base, mas em geral pode-se chegar a ele por volta da hora do almoço. E é nesse lugar que podemos observar a diferença que existe entre aqueles que são homens de verdade e os que não passam de meninos.

Quando alguns alpinistas amadores sentem o calor do fogo e o cheiro da boa comida, eles dizem a seus companheiros: “Vou ficar aqui e esperar enquanto vocês sobem até o topo. Quando voltarem, eu me juntarei a vocês e seguiremos juntos até a base”. Um lampejo de satisfação os envolve ao se sentarem junto ao fogo, ou quando tocam o piano cantando canções que falam de alpinismo.

Mas ao cair da tarde, tudo muda; eles começam a olhar em direção ao topo da montanha, assistindo seus amigos alcançá-lo. De repente, a atmosfera do abrigo muda e eles pensam: “ah, que bom seria se eu tivesse continuado a subir!”.

Três coisas podem fazer com que você tire seus olhos dos alvos que Deus lhe deu:

(1) O cansaço. Jesus disse a Pedro: “Satanás vos reclamou para peneirar como trigo. Eu, porém, roguei a ti, para que a tua fé não desfaleça” (Lc 22:31-32). Todos nós precisamos superar a síndrome do enfraquecimento da fé.

(2) O medo. Há dias em que a montanha simplesmente parece alta demais, e somos tentados a desistir. Então uma voz sussurra: “Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso […] pois o Senhor, o seu Deus estará com você” (Js 1:9).

(3) O conforto. “Ai dos que andam à vontade [que se tornaram complacentes] em Sião” (Am 6:1). O conflito e os tempos difíceis nos mantém de pé (e de joelhos!), mas o excesso de conforto pode nos levar a nos contentarmos com o que já temos e a deixarmos nosso alvo de lado.

Portanto, não desista, continue subindo!

Blog da Vida

Dicas e novidades sobre o mundo editorial