Novidades

LIBERTE-SE DO PERFECCIONISMO

O colunista norte-americano Ann Landers escreveu: “Óculos cor de rosa nunca são fabricados com lentes bifocais, porque ninguém quer ler as letras miúdas que fazem parte do contrato para a realização dos sonhos”. As letras miúdas de todo sonho são a realidade. Você pode realizar o seu sonho, mas não o fará perfeitamente. Olhando para […]

Blog - Perfeccionismo

O colunista norte-americano Ann Landers escreveu: “Óculos cor de rosa nunca são fabricados com lentes bifocais, porque ninguém quer ler as letras miúdas que fazem parte do contrato para a realização dos sonhos”. As letras miúdas de todo sonho são a realidade. Você pode realizar o seu sonho, mas não o fará perfeitamente.

Olhando para trás, dirá: “Se eu soubesse naquela época o que sei agora…”. Mas se pudesse viver tudo de novo, provavelmente diria a mesma coisa. A verdade é que a jornada levará mais tempo do que você esperava. Os obstáculos serão mais numerosos do que você pensou. As decepções, maiores do que você esperava. Os baixos são mais baixos do que você imaginava e o preço será mais alto do que você previa.

Pare de esperar mais do que o que é razoável. Pare de ver erros menores como catástrofes maiores. Para se libertar do perfeccionismo, o Dr. Chris Thurman ensina: “Humilhe-se: arrependa-se de ser tão cheio de orgulho a ponto de se achar igual a Deus. Coloque o seu foco na realidade: aceite a vida como ela é, e não como você pensa que ela deveria ser. Estabeleça alvos atingíveis: torne-os realistas e realizáveis no aqui e agora. Estabeleça limites razoáveis: em vez de gastar tempo se esforçando para fazer algo perfeitamente bem, priorize e dedique uma quantidade razoável de tempo a cada atividade. Nas áreas menos importantes, aceite o que está suficientemente bom; nem todo trabalho precisa ser (ou pode ser) feito excepcionalmente bem.

Deixe de lado a mentalidade do tudo ou nada: nem toda situação é preto e branco a maioria contém tons de cinza. Aprenda com os seus erros, e depois siga em frente. Confesse suas imperfeições: reconhecer as suas fraquezas libera você das garras do perfeccionismo. Encontre seu valor em Deus, e não no seu próprio esforço humano, no que você faz e em quão bem você o faz. 

Blog da Vida

Dicas e novidades sobre o mundo editorial