Novidades

NÃO PERCA O CONTROLE

Em inglês, a palavra “ira” tem apenas uma letra a menos que a palavra “perigo”. Quando você perde o controle corre o risco de perder outras coisas também, como o respeito das pessoas ou a chance de encontrar uma solução construtiva. A ira com relação ao sofrimento humano não apenas é apropriada, como também é […]

Blog - Não perca o controle

Em inglês, a palavra “ira” tem apenas uma letra a menos que a palavra “perigo”.

Quando você perde o controle corre o risco de perder outras coisas também, como o respeito das pessoas ou a chance de encontrar uma solução construtiva. A ira com relação ao sofrimento humano não apenas é apropriada, como também é o catalisador da mudança.

Paulo escreve: “Irem-se […] mas […] não continuem irados […]” (Ef 4.26). Os chineses têm um ditado: “A ira é o vento que apaga a lâmpada da mente”. Portanto:

1) Antes de reagir, dê uma volta. O exercício queima o excesso de adrenalina e é mais eficaz do que ficar irritado. Também ajuda você a pensar com mais clareza e a lidar com as coisas de uma maneira que você não venha a lamentar. “Quem é irritadiço faz tolices […]” (Pv 14.17).

2) Reconheça as coisas que você não pode controlar. Você não pode controlar as atitudes e atos dos outros, nem os acontecimentos imprevistos como um voo cancelado e congestionamentos de trânsito. “O que devo fazer?”, você pergunta. Conte as suas bênçãos, principalmente o fato de que você tem Deus, salvação, saúde, família, emprego e um carro para chegar até ele, entre outras coisas.

3) Tome cuidado com em quem você descarrega. Uma coisa é ficar zangado; outra é descarregar na hora errada. “O tolo derrama toda a sua ira; mas o sábio a reprime e aplaca” (Pv 29.11). Não há problema em compartilhar seus sentimentos com aqueles em quem você confia e que não são o alvo da sua ira. Mas tome cuidado, as suas palavras podem voltar e morder você!

4) Mantenha distância de pessoas iradas. A Bíblia diz: “Não ande com gente enraivecida […]” (Pv 22.24). A ira, assim como a alegria e a gratidão, é contagiosa, portanto, mantenha distância.

 

Devocional A palavra para hoje – Editora Vida

Blog da Vida

Dicas e novidades sobre o mundo editorial