Novidades

SEJA HONESTO

Jeremias escreveu: “O homem que obtém riquezas por meios injustos é como a perdiz quando choca ovos que não pôs. Quando a metade da sua vida tiver passado, elas o abandonarão, e, no final, ele se revelará um tolo” (Jr 17:11). Não pense que você pode fazer o que quiser sobre as pequenas coisas e […]

Blog - Seja Honesto

Jeremias escreveu: “O homem que obtém riquezas por meios injustos é como a perdiz quando choca ovos que não pôs. Quando a metade da sua vida tiver passado, elas o abandonarão, e, no final, ele se revelará um tolo” (Jr 17:11). Não pense que você pode fazer o que quiser sobre as pequenas coisas e que não haverá problemas desde que não cometa erros maiores.

Quer você roube um real ou um milhão de reais, você continua sendo um ladrão. O Dicionário Oxford define integridade como “honestidade”. Toda vez que você quebra um princípio moral, torna-se mais difícil – e não mais fácil – agir com integridade. Tudo o que você fez no passado, inclusive as coisas das quais se isentou de fazer, chega ao ponto crítico quando você está sob pressão. É por isso que desenvolver integridade requer vigilância constante.

John Morley observou: “Ninguém pode se colocar acima das limitações do seu próprio caráter”. E isso é especialmente verdade quando você é um líder.

Por isso:

1) Cumpra suas promessas. Quando faz uma promessa, você gera esperança. Quando cumpre uma promessa, gera confiança;

2) Reconheça os seus erros. Quando suas decisões não produzem o resultado que você planejou, você deve às pessoas uma explicação.

3) Peça perdão e tente consertar as coisas. Quando seus atos ferem as pessoas, você precisa admitir ter agido errado e dizer que sente muito.

Em geral, no primeiro momento é muito doloroso fazer isso. Mas isso não apenas é a coisa certa a fazer, como pode realmente abreviar a sua agonia e ajudá-lo a deixar o incidente para trás.

Blog da Vida

Dicas e novidades sobre o mundo editorial